Notícias


09/10/2013 16:00 - Autor: Raphael Pena

Sismar denuncia demissões abusivas na CTA

MPT foi comunicado sobre perseguição política e retaliação contra os trabalhadores

De acordo com a denúncia, sete funcionários já foram demitidos por justa causa nos últimos 15 dias, sem nenhuma explicação

O Sismar, apesar de não ser o sindicato que representa os trabalhadores da Companhia Tróleibus de Araraquara (CTA), protocolou hoje uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a política de demissões abusivas adotada recentemente pela direção da empresa de transporte coletivo urbano.

De acordo com a denúncia, sete funcionários já foram demitidos por justa causa nos últimos 15 dias, sem nenhuma explicação dos motivos que levaram ao desligamento. Assim como na Prefeitura e no DAAE, a forma de ingresso na CTA hoje é por concurso público, o que aumenta a preocupação do SISMAR com as demissões. Não houve sindicância ou processo administrativo em nenhum dos casos, simplesmente comunicaram os funcionários de que estavam sendo demitidos por justa causa.

As demissões, segundo os próprios funcionários, teve motivação política e de retaliação por causa da iniciativa de cada um deles de procurar o sindicato da categoria e de se mobilizar para o enfrentamento de questões trabalhistas importantes.

As principais queixas dos trabalhadores são as situações de precarização das condições de trabalho, acúmulo de funções e o não cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, que vem causando sofrimento e preocupação em toda a categoria.

Diversos trabalhadores da CTA procuraram o Sismar recentemente relatando todos estes problemas e afirmando que o sindicato deles (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Araraquara) não vem representando a categoria adequadamente. Diante de tamanha afronta aos direitos trabalhistas e constitucionais, o Sismar decidiu atuar neste caso.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs ...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.