Notícias


26/03/2014 11:07 - Autor: Raphael Pena

Após pressão do SISMAR, Prefeitura vai contratar 141 professores

51 já começaram a trabalhar; outros 90 estão em processo de contratação

Audiência na GRTE: sem o trabalho e o comprometimento do SISMAR não haveria contratações

Depois de mais de um ano de luta, o SISMAR conseguiu garantir junto com o Ministério do Trabalho e Emprego a contratação de mais 141 professores efetivos para a rede Municipal de ensino de Araraquara.

Segundo a ata da audiência realizada na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) na última sexta-feira, 21, a Prefeitura admite a falta de 141 professores. Destes, 51 começaram a trabalhar nesta segunda-feira. Outros 90 ainda estão em fase de contratação.

O quadro de professores já era deficitário há muitos anos, mas a situação da falta de contratação de professores efetivos foi agravada em 2013, após a implantação da Lei que prevê 1/3 da jornada sem alunos.

Com a nova jornada dos professores, que foi fruto de muita luta dos professores e do SISMAR, a Prefeitura precisava ter contratado já no ano passado para dar conta de todas as turmas em todas as escolas, mas não o fez.

Como consequência, o SISMAR denunciou a falta de professores para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que resultou nas contratações desse ano, e para o Ministério Público do Trabalho (MPT), que também acompanha o caso há mais de um ano.

Remoção

Outro ponto debatido na audiência foi a antecipação para novembro do processo de contratação e remoção dos professores. O objetivo é que ambos estejam concluídos em janeiro, para que os professores estejam contratados e prontos para entrar em sala no dia 1 de fevereiro de cada ano. As Secretarias Municipais de Negócios Jurídicos, Educação e Administração se comprometeram a apresentar um cronograma com os prazos de cada etapa para ser analisado e discutido na próxima audiência, marcada para o dia 17 de abril.

O MPT já foi comunicado sobre o resultado da audiência de sexta. O SISMAR pede ao MPT que se posicione também sobre a falta de outros profissionais no ambiente escolar, o que prejudica o desenvolvimento pleno dos alunos. Segundo levantamento feito pelo SISMAR, faltam 131 funcionários entre limpeza, merendeiras, porteiros e outros, para que o quadro de servidores fique completo.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs ...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.