Notícias


21/03/2014 14:36 - Autor: Raphael Pena

Ministério do Trabalho vê fortes indícios de terceirização irregular do combate à dengue

Quase metade dos trabalhadores é de terceirizados; contrato se estende há mais de um ano

Milton Bolini, gerente regional do Ministério do Trabalho: "É uma questão de Saúde Pública, com gravidade conhecida"

O Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Araraquara, Milton Bolini, afirmou ontem, 20, em audiência com a Prefeitura, o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) e Agentes de Combate a Endemias, que há indícios fortes de terceirização irregular no caso do combate à dengue na cidade.

O problema é a contratação de mão de obra. Ela só poderia ser feita para o combate à dengue em casos emergenciais, mas em Araraquara o contrato com a empresa Gocil já se estende há mais de um ano. Atualmente, a equipe de combate a endemias tem 32 terceirizados e 40 concursados.

Outro ponto levantado durante a audiência foi o fato de os terceirizados usarem uniformes idênticos aos dos servidores, confundindo a população, passando a impressão de que são agentes públicos quando não são. “Segundo a legislação vigente, apenas agentes públicos podem fazer exercer trabalho de fiscalização”, diz Marcelo dos Santos Roldan, diretor do Sismar.

O combate à dengue em Araraquara é feito por equipes de Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, além dos terceirizados. Entretanto, na prática, o trabalho fica mesmo para os ACEs e terceirizados. Fato curioso é que os terceirizados ganham mais do que os servidores concursados.

Segundo Bolini, os Agentes Comunitários devem fazer parte da atividade de combate à dengue. “Ou devem ser contratados mais ACEs”, diz trecho da ata da audiência.

A Prefeitura tem prazo até o dia 20 de abril para apresentar à GRTE um posicionamento oficial da Administração sobre a terceirização atual e sobre a contratação de mais ACEs ou participação maior dos Agentes Comunitários de Saúde no combate à dengue. “É uma questão de Saúde Pública, com gravidade conhecida”, completa o gerente regional.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs ...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.