Notícias de Américo Brasiliense


21/01/2015 16:17 - Autor: Raphael Pena

Recreacionistas de Américo entram em greve no primeiro dia de aula

Mais da metade da categoria compareceu à assembleia e decidiu lutar contra o aumento da jornada de trabalho.

Mais da metade dos recreacionistas participaram da assembleia

Os Recreacionistas da Prefeitura de Américo Brasiliense decidiram ontem, em assembleia, entrar em greve contra o aumento da jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais.

Eles não vão voltar ao trabalho enquanto a prefeita não comunicar oficialmente que irá manter a jornada de seis horas por dia.

Mais da metade dos recreacionistas participaram da assembleia, realizada no salão da Igreja Quadrangular, e decidiram que não vão aceitar a mudança. A greve terá início no primeiro dia de aulas.

Além disso, as condições de trabalho estão incomodando e muito a categoria, como sobrecarga de trabalho, desvio de função e problemas de relacionamento entre servidores e chefia.


Dúvidas frequentes


1- A jornada dos recreacionistas no edital não é de 8h por dia?

Sim. Porém, quem mudou isso para 6h por dia foi a Prefeitura. Agora, só volta para 8h por dia se os servidores quiserem. A CLT garante que deve prevalecer a condição mais favorável ao trabalhador nestes casos.


2- A greve vai até quando?

A greve é por tempo indeterminado, até que a Prefeitura volte atrás e mantenha a jornada de 30 horas semanais.


3- A Prefeitura pode descontar o dia dos grevistas?

Pode, mas isso vai ser negociado durante a greve. Na maioria dos casos, há uma compensação dos dias parados após o retorno ao trabalho. A greve é a suspensão do contrato de trabalho, então pode haver desconto. Na Justiça do Trabalho existem decisões favoráveis e contrárias ao desconto dos dias parados. A tese contrária ao desconto é que não se pode penalizar o trabalhados por exercer um direito.


4- A Prefeitura pode transferir, remover ou demitir os servidores que fizerem greve?

Não. Isso seria retaliação e não é permitido pela Justiça. Nenhum trabalhador pode ser penalizado por fazer greve. Greve é um direito garantido pela Constituição Federal.


5- Servidores com pouco tempo de Prefeitura podem entrar na greve?

Sim. Todos os servidores podem fazer greve.


6- Servidor em greve pode ficar em casa?

Não. Greve não é férias nem folga, greve é luta. Uma lista de presença é passada todos os dias da greve nas assembleias. Essa lista comprova que o servidor estava em greve, mas estava participando das atividades, como assembleias, passeatas e outros atos. A assinatura na lista ajuda na hora de negociar a compensação dos dias parados.

Comentários

Últimas notícias

03/02/2015 22:26 - Autor: Raphael Pena

A formalização será por Decreto, mas sua manutenção está condicionada ao empenho da categoria em manter o serviço funcionando com eficiência...

[Continue Lendo...]

02/02/2015 20:17 - Autor: Raphael Pena

Prefeitura vai apresentar proposta duas horas antes da assembleia. Não perca a oportunidade de decidir sobre seu futuro. Compareça e vote...

[Continue Lendo...]

30/01/2015 22:25 - Autor: Raphael Pena

Foi a segunda vitória na luta contra o aumento da jornada; Prefeitura teme a greve e abre diálogo com a categoria...

[Continue Lendo...]

23/01/2015 14:16 - Autor: Raphael Pena

A mudança de jornada de seis para oito horas diárias indignou a categoria, que já decidiu entrar em greve no retorno das aulas...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.