Notícias


13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Agentes Educacionais param em defesa das crianças

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs

Controlar sozinho 40 crianças com até cinco anos é inviável e colocaria em risco tanto os alunos quanto os Agentes.

Mais de 250 Agentes Educacionais da Prefeitura de Araraquara não trabalharam hoje, em nome da segurança de seus alunos. Eles foram até a porta da Prefeitura cobrar respeito e exigir melhores condições de trabalho.

A decisão de não receber alunos nesta sexta foi tomada pelos Agentes em assembleia depois que a Prefeitura comunicou que os professores dos CERs seriam dispensados para a realização de um curso (veja vídeo). Sem professores na escola, o número de alunos que ficaria sob responsabilidade de cada Agente chegaria a 40, enquanto o máximo recomendado pelas diretrizes nacionais da Educação é de 17.

Os Agentes Educacionais são responsáveis pelo banho, alimentação e descanso das crianças e também pela recreação. Ter que fazer tudo isso controlando sozinho 40 crianças com até cinco anos é inviável e colocaria em risco tanto os alunos quanto os Agentes.

A situação foi comunicada para a Prefeitura, para a imprensa e divulgada nos meios de comunicação do SISMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região - na quarta-feira, para que os pais fossem alertados.

Na quinta-feira, houve uma audiência de mediação na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mas a Prefeitura foi irredutível e insistiu em manter os CERs abertos sem professor, mesmo que isso implicasse em Agentes Educacionais com até 40 crianças.

Sem acordo, os Agentes mantiveram a decisão da assembleia e realizaram esse dia de paralisação em defesa das crianças. Na segunda-feira o trabalho voltará ao normal.

A partir de agora, o SISMAR fará diligências nas Unidades para verificar a situação de superlotação no cotidiano dos CERs e EMEFs. As denúncias vão desde falta de colchonetes suficientes para colocar as turmas para dormir até a falta de estrutura com três salas tendo aulas no mesmo ambiente.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

12/03/2015 17:47 - Autor: Raphael Pena

Mediação no Ministério do Trabalho acabou sem acordo; Prefeitura insiste em deixar mais de 30 crianças por adulto nos CERs...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.